WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
A Secretaria Municipal de Infraestrutura pede aos moradores do Bairro Capilé, nas adjacências da rua São Vicente de Paula, para que evitem lavar calçadas ou lançar água servida à via pública, para não inviabilizar a recuperação da malha asfáltica recortada para a implantação do sistema de coleta de esgoto. Com o solo encharcado, a capa asfáltica vai cedendo com o tempo, formando ondulações na via urbana.
O responsável técnico da empreiteira Consvan Ltda, que executa a obra contratada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Nelson Leite, explica que o descarte de água praticado pelos moradores é um fator altamente prejudicial para a recomposição do pavimento, feita por meio de recape de material asfáltico usinado a quente.
“O material que usamos é de alta qualidade, mas acaba sendo prejudicado pelo comportamento de alguns moradores que lavam calçadas ou descartam água servida em pleno canteiro de obras. O acúmulo de água nos trechos recortados encharca o solo e depois do recapeamento feito, causa o afundamento do pavimento. Por isso, pedimos a compreensão pelo transtorno e que o morador lave sua calçada somente depois do término da obra”, explica Nelson.
Lançar água servida à via pública é ilegal e fere o Código Municipal de Posturas, com previsão de multa para o infrator, que pode ser denunciado na Ouvidoria Municipal, seja pelo telefone 3441-4589 ou pelo e-mail ouvidoria@pmna.ms.gov.br. O lançamento desses resíduos deve ser realizado na fossa séptica ou na rede de esgoto.