WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias45 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

Lei reduz área de preservação que inclui Inferninho e Morro do Ernesto Prefeitura diz que não havia área exata, delimitada após estudos Publicado em: 14/05/2023 | MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS

Publicada em 14/05/23 às 12:23h - 20 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lei reduz área de preservação que inclui Inferninho e Morro do Ernesto Prefeitura diz que não havia área exata, delimitada após estudos Publicado em: 14/05/2023 | MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS  Compartilhar a noticia Lei reduz área de preservação que inclui Inferninho e Morro do Ernesto Prefeitura diz que não havia área exata, delimitada após estudos Publicado em: 14/05/2023 | MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS  Compartilhar a noticia Lei reduz área de preservação que inclui Inferninho e Morro do Ernesto Prefeitura diz que não havia área exata, delimitada após estudos Publicado em: 14/05/2023 | MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS

Link da Notícia:

Lei reduz área de preservação que inclui Inferninho e Morro do Ernesto Prefeitura diz que não havia área exata, delimitada após estudos Publicado em: 14/05/2023 | MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
Córrego Ceroula: maior área de preservação da cidade e cheia de belezas naturais. (Fotos: Cartilha Plano de Manejo)

Lei sancionada hoje pela prefeita Adriane Lopes (Patriota) reduz de 66.954 hectares para 56.580 hectares a dimensão da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula). Pelo nome, talvez muita gente não reconheça a unidade de conservação, localizada na saída para Rochedo, mas se trata de uma área de beleza singular, ali estão localizados o famoso Morro do Ernesto, ponto preferido para apreciar o pôr do sol; o Inferninho; cachoeiras e trilhas e as ruínas da primeira usina hidrelétrica da Capital, da década de 1920.

A prefeitura apresentou à Câmara dos Vereadores pedido para readequar a área apontando que, no começo dos anos 2000, quando foi criada a APA, não foi feito um mapeamento da região e fixou-se a área de 66,9 hectares sem a existência de dados precisos. Em 2019, foi iniciado um estudo envolvendo várias secretarias municipais e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para a elaboração de um Plano de Manejo, que foi apresentado e publicado em 2021. Desse trabalho chegou-se à área de 56,8 hectares.

Uma cartilha foi criada reunindo algumas informações sobre a área e apontando medidas para a preservação e sustentabilidade da área protegida. A APA do Ceroula é a maior unidade de conservação da cidade, que tem ainda outras duas APAs para a preservação de região de mananciais, a do Guariroba, na saída para Três Lagoas, que é o curso d’água utilizado para abastecer a cidade, e a do Lajeado.

A do Córrego Ceroula é a única que ao mesmo tempo se encontra nas Bacias do Paraná e do Paraguai. Suas águas acabam por correr para o Pantanal. A ideia da prefeitura é transformar a região num parque natural, sob o argumento de que seria mais eficiente a gestão da unidade de conservação.

O Plano de Manejo apontou seis frentes de ações: união de esforços para a gestão do Parque, ações de incentivo à conservação, proteção e recuperação dos recursos naturais, existência de infraestrutura e serviços, a adoção de tecnologias e sistemas sustentáveis para a produção agropecuária, envolvimento da comunidade e incentivo ao turismo e atividades esportivas para dar sustentabilidade ao parque.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 581143
Usuários Online: 5689
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br