WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
O profissional formado em Ciência da Computação atua basicamente na elaboração de programas de informática.
Um bacharel em Ciência da Computação cria desde ferramentas simples, como um aplicativo financeiro para lançar despesas pessoais, até programas complexos de gerenciamento de produção ou de processamento de informações.
Um cientista da computação, como é chamado o profissional formado em Ciência da Computação, pode ser contratado para trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, criando software conforme a necessidade dos clientes.
Também pode atuar no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)de uma empresa.
Além de atuar como desenvolvedor ou programador, o cientista da computação pode trabalhar como:
Analista de Sistemas – É responsável por elaborar documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software.
Arquiteto de Software – Modela os sistemas e a infraestrutura que o software precisa para funcionar.
Gerente de TI – Gerencia os projetos de software, coordenando equipes e planejando o desenvolvimento de sistemas.
Docência ou Pesquisa – Trabalha como professor em instituições de ensino ou desenvolve pesquisas tecnológicas.
Mercado de trabalho
Profissionais da área da computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país. Hoje em dia qualquer empresa utiliza algum tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades. Mesmo uma empresa de pequeno porte necessita do auxílio de computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo.
O profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores. O setor industrial costuma absorver grande parte dos profissionais formados nessa área.
Não é raro encontrarmos profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada.