WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
A Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) promove neste sábado uma ação social em comemoração ao Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, que de acordo com a Lei Estadual 5.215/2018, é uma campanha que objetiva reunir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra a pessoa idosa.
O evento será realizado das 8h às 11h, na Praça Antonio João e contará com uma variedade de serviços e atividades voltadas para a saúde, bem-estar e inclusão social da pessoa idosa. Uma das principais vertentes da ação será a oferta de serviços de saúde essenciais, onde haverá equipe multidisciplinar, da Secretaria de Saúde e acadêmicos da Unigran, disponível para a aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e fornecimento de orientações sobre cuidados preventivos e qualidade de vida. Essas medidas visam garantir a proteção e o bem-estar físico dos idosos, que são especialmente vulneráveis a diversas doenças.
Além disso, serão realizadas atividades físicas adequadas à terceira idade, promovendo a importância da prática regular de exercícios para a saúde física e mental. Profissionais qualificados estarão à disposição para oferecer orientações personalizadas e demonstrações de exercícios simples e acessíveis.
As apresentações culturais, como o grupo de Roda de Saias e do CCI (Centro de Convivência do Idoso) prometem encantar o público presente. O talento e a dedicação desses grupos demonstram a vitalidade e a importância da expressão artística na vida da pessoa idosa. A Banda Musical da Guarda Municipal de Dourados também estará abrilhantando o evento com muita animação para o público presente.
A ação social também contará com a participação de profissionais do campo jurídico, da OAB (Ordem de Serviço dos Advogados) e Conselho Municipal em Defesa da Pessoa Idosa – CMDPI, oferecendo orientações sobre direitos e acesso à justiça para a população idosa. É fundamental que a pessoa idosa esteja ciente de seus direitos e saiba como buscar auxílio legal em caso de necessidade.