WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Trote – O deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, apresentou projeto que promove alterações na lei estadual 3.637 de 2009, com objetivo, segundo o parlamentar, de “tornar mais efetivo o e Programa Permanente de Combate aos Trotes Telefônicos'.
Multa – A proposta, que foi lida na sessão de quarta-feira (7), torna mais clara a definição do que caracteriza o trote telefônico quando se tratar de ligações para o Corpo de Bombeiros, órgãos de segurança e o Samu (Serviço Atendimento Movimento de Urgência), além de fixar prazo de 30 dias e definir multa de 24 Uferms (o equivalente a R$ 1.137,40), dobrando em caso de reincidência, para as empresas prestadores de serviços que não informarem os dados dos proprietário do telefone de onde partiram os trotes.
Mais comissão – Nesta semana, foi aprovado em redação final o projeto de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) e coautores, que altera o Regimento Interno da Alems desmembrando a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia em duas: Educação, Cultura e Desporto; e Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, a Casa de Leis passaria a ter 17 comissões permanentes.
Cobrança – Servidores públicos municipais da Capital pediram apoio dos vereadores para negociar o reajuste salarial e regularização funcional dos concursados. O aumento anual era para ser em maio. O Fossa (Fórum Municipal de Representantes dos Servidores) propôs 9%, como o concedido aos funcionários federais, mas nada foi definido, até então, segundo o coordenador executivo provisório do Fórum, que esteve na Casa de Leis, na terça-feira (6). O fórum é composto por 11 entidades, entre sindicatos e associações, contemplando 41 categorias.
Professores – A negociação dos professores avançou, mas continuam as reuniões para decidir como será parcelado o aumento, segundo o secretário Municipal de Educação Lucas Bittencourt. O reajuste será de 14,95%. O percentual ficou acordado em encontro entre representantes do sindicato, prefeitura e vereadores, há três semanas. Eles discutem também como será paga a parcela de 10,5% referente a maio, prevista em escalonamento de reajuste parcelado em 2022 e incorporação de verba indenizatória.
Despreocupada – A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), evita falar em candidatura, mas a sua recente filiação ao PP (Progressistas) é um passo para as eleições, já que o partido faz planos para o pleito. A presidente do PP em Mato Grosso Sul, senadora Tereza Cristina, esteve no domingo (4) com o ex-governador Reinaldo Azambuja, que é presidente estadual do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), cujo possível candidato a prefeito é o deputado federal Humberto Pereira. Adriane garante que as conversas entre PSDB e PP não a preocupam.
Parceria – Questionada sobre candidatura, Adriane preferiu falar sobre a parceria com o governador Eduardo Riedel (PSDB) na gestão atual, porém, destacando que o ajudou no segundo turno das eleições passadas, quando ele foi eleito. “Um terço da população do Estado está aqui em Campo Grande, e todos ansiosos, aguardando que o governador também esteja presente na Capital e que nos ajude nesse tempo fazendo gestão', disse a prefeita, durante entrega de reforma em escola no Bairro Caiobá, na quarta-feira (7).
Internacional - A deputada federal Camila Jara (PT) está em Bruxelas, na Bélgica, representando o Brasil, junto com o presidente Lula, no S&D Latin America Day. O evento aconteceu na quarta-feira (7), com o tema “Rumo a uma nova Agenda Progressiva UE América Latina'.
Multiuso - Todo mundo conhece mais como ex-prefeito de Dourados, mas Laerte Tetila também é escritor e compositor. Com o apoio da UFGD, ele apresentará o show 'Laerte Tetila e Amigos - Amores e Canções'. As músicas assinadas por ele serão interpretadas por Fernando Dagata, Carlos Fábio, Fernanda Ebling, Daniel Freitas, Daiane Lima e Antônio Neris. “As músicas são compostas por letras de representam anos de estudos e um olhar poético e atencioso para o estado de Mato Grosso do Sul e suas belezas naturais e, não só isso, a beleza da gente sul mato-grossense', justifica, no convite para o dia 17 de junho, com entrada franca.
Resolvido – Foi arquivado o processo, em que a Justiça Eleitoral pediu, em 2021, a devolução de R$ 34 mil do candidato a vereador Jonas de Paula (PSDB). Segundo Jonas, as divergências entre as receitas e despesas informadas na prestação de contas foram de responsabilidade da empresa contábil contratada, que devolveu o valor. Ele fez questão de informar o desfecho ao Campo Grande News, que segundo Jonas, foi o único veículo a procurá-lo para falar sobre o assunto, antes de noticiar.