WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias634 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

Política Chefe de gabinete de Zelensky liga para assessor de Lula Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin Publicado em 14/06/2023 - Por Andreia Verdélio

Publicada em 14/06/23 às 13:38h - 18 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Política Chefe de gabinete de Zelensky liga para assessor de Lula Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 14/06/2023 -  Por Andreia Verdélio   Compartilhar a noticia Política Chefe de gabinete de Zelensky liga para assessor de Lula Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 14/06/2023 -  Por Andreia Verdélio   Compartilhar a noticia Política Chefe de gabinete de Zelensky liga para assessor de Lula Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 14/06/2023 -  Por Andreia Verdélio

Link da Notícia:

Política Chefe de gabinete de Zelensky liga para assessor de Lula Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 14/06/2023 -  Por Andreia Verdélio
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, conversou com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, sobre a importância da participação do Brasil em uma cúpula pela paz, que seria promovida pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, e poderia ocorrer em julho. Yermak ligou para Amorim nessa terça-feira (13).

Em publicação no Twitter, o chefe de gabinete de Zelenski escreveu que a destruição da represa de Nova Kakhovka “prova a extrema relevância da fórmula da paz ucraniana”. A Ucrânia acusa a Rússia de explodir a barragem. Ela fornece água para a península ucraniana da Crimeia e para resfriar a Usina Nuclear de Zaporizhzhia.

“Falei sobre a preparação para a Cúpula Global pela Paz, na qual a Ucrânia busca envolver a comunidade mundial para implementar a fórmula da paz do presidente Volodymyr Zelenski. A experiência do Brasil em proteção ambiental é extremamente valiosa para nós”, escreveu.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo e confirmadas pela Agência Brasil, de acordo com o governo brasileiro, o telefonema de Yermak a Amorim foi "muito positivo" e ajuda a distensionar a relação entre Brasil e Ucrânia.

Na cúpula do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) no Japão, no fim de maio, houve desencontros nas agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente ucraniano. Além disso, algumas declarações de Lula foram vistas como inclinadas para o lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em viagem à China, em abril, Lula afirmou que os Estados Unidos e a União Europeia estão incentivando a guerra ao fornecer armas à Ucrânia 

Entre abril e maio deste ano, Celso Amorim também esteve em Moscou, capital russa, e em Kiev, capital da Ucrânia, em diálogo com os presidentes dos dois países para conhecer suas exigências para um acordo de paz. Desde o início do mandato, o presidente Lula manifesta a intenção de reunir um grupo de países neutros para negociar o fim do conflito.

O presidente brasileiro mantém sua posição sobre a guerra na Ucrânia, condenando a invasão territorial do país pela Rússia. No G7, após as primeiras tratativas de Amorim, Lula afirmou que, neste momento, não há interesse das partes em ceder em alguma medida e falar sobre a paz.

Cúpula pela paz

Ainda não há data para a realização da cúpula, a ser promovida por Volodymyr Zelenski. Há vários meses, a Ucrânia propõe esse encontro, mas até agora não se concretizou porque não incluirá a Rússia e visa atrair outros países além dos aliados.

A intenção de Kiev é que o evento seja parte de um processo de negociação. No ano passado, Zelenski propôs um plano de paz de dez pontos, que pede à Rússia que retire todas as suas tropas da Ucrânia. Embora os países aliados tenham endossado o plano, para eles também é vital atrair países que não se distanciaram da Rússia ou ficaram em cima do muro.

Alguns líderes, da China à União Africana, assim como o Brasil, estão lançando seus próprios esforços diplomáticos.

*Com informações da Reuters

 

 

 

Edição: Graça Adjuto




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 578058
Usuários Online: 2931
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br