WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Com um crescimento estimado de 19,1%, o Mato Grosso do Sul deve fechar a safra de grãos 2022/2023 com uma produção total de 26,2 milhões de toneladas. É o que prevê o 9º levantamento da Safra de Grãos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Na safra anterior o Estado produziu 22 milhões de toneladas de grãos.
O crescimento é justificado pelo aumento de 5,3% da área plantada e de 13% na produtividade dos grãos.
Destaques
Os destaques vão para a soja, que teve um salto de 57,3% na produção, fechando esta safra com quase 15 milhões de toneladas. Na safra passada a oleaginosa sofreu com problemas climáticos e teve uma quebra na produção.
Outro destaque nesta safra é o milho, que deve fechar com uma produção de 11,4 milhões de toneladas. A segunda safra do grãos ainda está em andamento. Muitas regiões atrasaram o plantio em função do retardo na colheita da soja.
Safra nacional é recorde
Os produtores brasileiros deverão colher 315,8 milhões de toneladas na safra de grãos 2022/2023. A nova estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta terça-feira (13), aponta para novo recorde de produção podendo registrar um crescimento de 15,8%, o que representa um volume 43,2 milhões de toneladas superior ao estimado no ciclo anterior, como revela o 9º Levantamento da Safra de Grãos. De acordo com o documento, a área destinada para o plantio apresenta um crescimento de 4,8% em relação ao ciclo 2021/22, sendo estimada em 78,1 milhões de hectares.
“Esta estimativa marca um recorde na produção de grãos no nosso país, reafirmando o campo agrícola como um setor fundamental para o desenvolvimento brasileiro', destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto. 'Vamos manter e aprimorar o trabalho de inteligência da Conab, focado na agricultura brasileira', completou.
A soja se destaca com o maior crescimento neste ciclo, a estimativa é de um volume de 155,7 milhões de toneladas. O resultado supera em 24% a produção da temporada passada, ou seja, cerca de 30,2 milhões de toneladas colhidas a mais. Mato Grosso, principal estado produtor, registra um novo recorde para a safra da oleaginosa, com produção estimada em 45,6 milhões de toneladas.
Para o milho, a projeção também é de um novo recorde com produção estimada em 125,7 milhões de toneladas, somando-se as 3 safras do cereal ao longo do ciclo, é 11,1% acima do volume produzido em 2021/22, o que representa 12,6 milhões de toneladas. Na primeira safra do grão, a colheita está quase finalizada com uma produção de 27,1 milhões de toneladas. Já para a segunda safra, em fase inicial de colheita, estima-se uma produção de 96,3 milhões de toneladas.
* Com informações da Conab