WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
O município de Ponta Porã celebra nesta terça-feira (18), o 111° aniversário de criação. A cidade fica localizada ao sudoeste do Estado, a 313 quilômetros da Capital, e faz divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 97.017 mil habitantes.
Conhecida como 'princesinha dos ervais', os principais fatos históricos da linha do tempo de Ponta Porã, de acordo com a página da Câmara Municipal da cidade, inicia em 1777, com a expedição, formada por paulistas, que chega a região para explorar o solo. Mais de cem anos depois, em 1856, o governo de Dom Pedro ll, ordenou a instalação da Colônia Militar dos Dourados, comandada pelo tenente do Exército Antônio João Ribeiro. O tenente é considerado um dos primeiros moradores do município.
Com o início da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, em dezembro de 1864, a Colônia Militar de Dourados é destruída pelos paraguaios e o tenente e os soldados morrem neste período. Anos depois, em 1880, chega a Ponta Porã, o alfres Feliciano Ramos Nazareth, do 1° Corpo de Cavalaria com a missão de assumir a função de comandante e acampa no município de Pedro Juan Caballero.
Em 1882, Tomás Laranjeira começa a exploração da erva-mate em Ponta Porã, e passa a fazer parte do quadro nacional de produtores e exportadores da erva no Brasil. A exportação em sua maioria era destinada a Argentina. Segundo o IBGE, dez anos depois, em 1892, a cidade começa a ter a economia impulsionada com migrantes gaúchos, que chegam a região para explorar a agropecuária.
Em 1900, Ponta Porã se torna distrito de Bela Vista e em 18 de julho de 1912, o município de Ponta Porã é criado, pela Resolução Estadual n° 617.
Para comemorar o aniversário da cidade, a programação preparada no Parque dos Ervais para esta terça-feira é de 'Fronteira Criativa', com artesanato, gastronomia, apresentações culturais e show da banda Surfistas de Trem.