WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
A atleta e cabo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Janaina Borges, garantiu a medalha de ouro no Karatê durante a 20ª edição do WPFC (World Police and Fire Games, Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros - na tradução literal), que ocorre nesta semana no Canadá.
Além da vitória na luta shiai kumite, Janaina também deixou sua marca no pódio ao conquistar o 3° lugar na modalidade kata. O Kata é uma forma de arte no Karatê, envolvendo uma combinação cuidadosa de movimentos de defesa, contra-ataque e deslocamentos que simboliza um combate real contra múltiplos adversários.
Vale ressaltar que o evento reúne competidores de 70 países em 65 modalidades, a atleta se destacou entre aproximadamente 8.500 participantes.
Para a reportagem, a atleta afirmou que a sensação de representar o país é a melhor que se pode imaginar. 'Uma competição internacional é o desejo de todo atleta que almeja chegar no topo e poder representar o país e também a instituição na qual eu trabalho, PMMS, é aquela sensação de dever cumprido. Muito bom!'
Filiada à CBK (Confederação Brasileira de Karatê), ela atua no 10° Batalhão de Polícia Militar, onde desempenha funções operacionais. Janaina diz que tenta balancear a carreira como atleta diante o trabalho na polícia. 'As vezes é meio difícil conciliar. Tem semanas que consigo treinar até três dias, na maioria delas saindo de um serviço de 24h, que é bem desgastante, mas o esforço foi valido.
Fora do serviço, ela se dedica integralmente a uma rigorosa rotina de treinamentos, tanto técnicos quanto físicos, de segunda a sábado, acumulando mais de 26 anos de experiência na prática do esporte.
'Eu gostaria de agradecer primeiramente a minha família por me apoiar e segurar a barra em casa enquanto estive fora, agradecer aos amigos que me ajudaram financeiramente que apostaram no meu sonho e também aqueles que mandaram suas energias positivas, isso faz toda diferença, continuar acreditando em nós como atletas. E agradecer também ao meu sensei Cicero Muniz, que nunca desistiu de mim e sempre acreditou no meu potencial', concluiu Janaina.