Vereadora Mary denuncia atraso de pagamentos de servidores da Saúde de Ivinhema Por Da Redação -8 de agosto de 2023
Publicada em 09/08/23 às 08:27h - 41 visualizações
RadiowebIvinhema.com.br
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
Vereadora de Ivinhema Mary Rocha. Foto: Arquivo/CM Ivinhema.
Vereadora Mary denuncia atraso de pagamentos de servidores da Saúde de Ivinhema
Ao defender o Executivo Municipal, vereador Claudião do Raio-X rebate e afirma que já “viveu coisa pior” ficando quatro meses sem receber; na semana passada prefeito Juliano afirmou que não existia ninguém com pagamento a receber
A população de Ivinhema está querendo saber: afinal, a Administração Municipal está em dia com pagamentos de servidores e fornecedores ou perdeu o controle e enfrenta dificuldades financeiras?. Durante live intitulada “Bate Papo com o prefeito Juliano Ferro”, na semana passada, ele próprio respondeu afirmando que “não existe nenhum atraso em nada, nem de prestador de serviço, nem de funcionário, nem de nada…”.
Esta afirmação “caiu por terra” ontem à noite (07-08), durante a 94ª sessão ordinária da 15ª legislatura da Câmara de Vereadores de Ivinhema. A vereadora Mariane Cordeiro de Paula -Mary Rocha (Podemos), denunciou na Tribuna Livre que chegou em seu conhecimento muitas dificuldades financeiras por parte da Prefeitura.
“Isso precisava ser exposto. Infelizmente, atraso dos salários dos plantonistas, é algo inadmissível, porque é a nossa linha de frente da Saúde. Como vereadora, pedi e cobrei bom atendimento, rapidez, como resposta os servidores concordaram, mas, disseram que estão sem pagamento. Os plantões feitos em 02 de junho, por exemplo, ainda estão sem receber. Em conversa com a gestão municipal não obtive sequer uma data programada para pagamento. Além disso, perdemos nesta gestão, especialistas que há muitos anos estavam atendendo a população. Perdemos médicos maravilhosos que foram dispensados”, afirmou Mary em sua reclamação. “O Município dobrou sua arrecadação”, disse ela mais adiante em sua fala.
DEFESA DO EXECUTIVO
Ao fazer o contraditório em defesa do Executivo Municipal, o vereador Claudemir Batista da Rocha – Claudião do Raio-X (PSDB), disse que “Tem os problemas que está acontecendo aí mas eu já vivi pior. Momentos muitos piores na Saúde de Ivinhema do que hoje se comenta aí. Médicos me procuraram e falaram que estão com questão salarial…”, afirmou o vereador. Em vez de se basear em tempos de responsabilidade financeira e fiscal o parlamentar preferiu citar período de decadência financeira e de falta de gestão para defender a administração municipal.
O posicionamento de Claudião do Raio-X revoltou muitos servidores, considerando um absurdo o vereador querer justificar o problema de agora citando que já ocorreu situação caótica e sofrimento pior, querendo fazer entender que o atual momento é normal. Os funcionários não querem nem lembrar os problemas de muitos anos atrás, quando prefeitos atrasavam os salários. Aliás, o direito ao pagamento de salários em dia, horas extras por produtividade ou de provento adicional previamente estipulado pelo Executivo, é garantido em lei. Gestor que não cumprir a obrigação pode ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal e ser penalizado. Porém, através de sua fala e posicionamento, Claudião do Raio-X “virou às costas para os servidores” e quis amenizar a situação em apoio ao prefeito e à situação financeira do Município.
Em discurso Claudião do Raio-X acrescentou em suas afirmações: “Marquei com a secretária de Administração, interina da Saúde… Eu queria saber o que está acontecendo, senão, daqui a pouco os quatro cantos da cidade vai achar [sic] que o Município, néh, num tá, é, é, tá, às vezes pode estar atrasado, tá, mas dentro daquilo que é possível tá fazeno [sic], néh… Eu falo que eu já vivi pior na Saúde porque funcionário já chegou ficou sem receber quatro meses. Funcionários… Eu falo porque eu fiquei. Eu tenho até autoridade pra falar isso. Faz tempo, mas ficou. Agora, condenou-se, morreu alguém por causa disso?. Não, não morreu. Não vai morrer ninguém por causa disso. Tá tendo problemas pontuais na Saúde, tá. Que serão resolvidos. Coisinhas que estão acontecendo”.
No Plenário Claudião foi contestado por pessoa dizendo que os atrasos ocorreram há muito, muito tempo atrás. Neste contexto, as falas da vereadora Mary e do vereador Claudião do Raio-X só confirmam uma coisa: nem todos os pagamentos devidos a funcionários da Prefeitura de Ivinhema e a médicos estão em dia. Essa realidade é diferente da afirmação de uma semana atrás do prefeito Juliano Ferro, que rebatia questões da Educação e generalizou sua fala afirmando que não se devia nada a colaboradores e fornecedores.
Estes fatos confundem a mente da população que recorda tempos em que não se atrasava os salários dos servidores e o funcionalismo era valorizado. O ex-prefeito Renato Câmara, por exemplo, ao assumir o comando da Prefeitura em 2005, herdou várias folhas de salários em atraso e quitou todas. Mas, fez questão de manter os pagamentos em dia, resgatando a credibilidade do Executivo perante o funcionalismo público e fornecedores.
Agora, o agravante é que devido às questões financeiras denunciadas pela vereadora Mary, para se ter acesso a alguns atendimentos de Saúde que deixaram de ser garantidos à população, pacientes de Ivinhema têm buscado seus atendimentos em outras unidades de Saúde, de Novo Horizonte do Sul e de Fátima do Sul por exemplo, conforme levantamentos feitos pela reportagem. O povo busca saber quem está com a verdade, o Legislativo que aponta falta de pagamentos e dispensas de médicos, ou o Executivo que anuncia que está tudo em dia.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.