WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Nova Andradina foi destaque no Seminário Estadual "A Importância do Investimento na Primeira Infância – A Hora é Agora!", levando a experiência pioneira do Programa "Mamãe Saudável Bebê Feliz", que concede às lactantes até o 12° mês de vida de seu bebê, um auxílio alimentação no valor de R$150, que será reajustado para R$300 a partir de novembro, tendo como objetivo, incentivar o aleitamento materno, reforçando o consumo nutricional das mães atendidas pelo Governo Municipal.
Com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc e da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado, o Seminário Estadual, iniciativa da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), realizado em Campo Grande na semana passada, reuniu representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para debater a promoção dos cuidados e investimentos adequados nos primeiros anos de vida das crianças. O programa de apoio ao aleitamento materno foi apresentado ao público pelas gestoras da Semcias, Natália Leite e Laura Rupere.
Realizado na última quarta-feira (30), na Escola Estadual "Marluce Bittar", o encontro encerrou as ações alusivas à campanha do "Agosto Verde, mês da Primeira Infância", reunindo profissionais, assistentes sociais, gestores e sociedade civil interessados na área da primeira infância, que discutiram metas e compartilharam conhecimentos e experiências sobre a importância do investimento no SUAS (Sistema Único de Assistência Social - Programa Criança Feliz), corroborando na formação e desenvolvimento das crianças.
Para a secretária de Assistência Social de Nova Andradina, o evento foi importante para o fortalecimento das políticas públicas em favor da primeira infância. "Foi um momento gratificante, de apreender conhecimentos, experiências e de compartilhar nossas conquistas junto aos municípios de Mato Grosso do Sul. Nosso prefeito Gilberto Garcia foi muito elogiado pela iniciativa de incentivar e apoiar efetivamente, o aleitamento materno, que atende uma etapa fundamental para o desenvolvimento humano", disse Delma Prado.
O que é a primeira infância?
A primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade, conforme informações do Ministério da Saúde. Pesquisas têm demonstrado que essa fase é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional e afetiva e desenvolve áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.
A ciência tem comprovado que as experiências vividas na Primeira Infância, desde o período de gestação, influenciam diretamente na formação do adulto que a criança será no futuro. Essa fase é uma janela de oportunidades para que o indivíduo desenvolva todo o seu potencial. Nos primeiros anos de vida, a arquitetura do cérebro começa a se formar.