WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias848 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

Brasil Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas Agência Brasil | 25/10/2023

Publicada em 25/10/23 às 05:48h - 33 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Brasil Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas Agência Brasil | 25/10/2023  Compartilhar a noticia Brasil Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas Agência Brasil | 25/10/2023  Compartilhar a noticia Brasil Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas Agência Brasil | 25/10/2023

Link da Notícia:

Brasil Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas Agência Brasil | 25/10/2023
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
(Foto: Midiamax, arquivo)

Nota técnica da organização da sociedade civil Oxfam Brasil chama atenção para a falta de autossuficiência do país em produzir vacinas. De acordo com o documento Capacidade de Produção de Vacinas no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (25), o Brasil importa 90% da matéria-prima para fabricar vacinas e medicamentos e 50% para produzir equipamentos médicos.

A nota ressalva, porém, que o Brasil conta com instituições de ponta na produção de vacinas, como o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Instituto Butantan, que é o décimo maior produtor de vacinas no mundo.

“No entanto, o país está longe de ser autossuficiente: enquanto a  tem mais de mil fábricas produtoras de IFA24 [matéria-prima das vacinas], no Brasil esse número é por volta de 15”, diz o documento. “Hoje o mundo fica à mercê das tendências no relacionamento entre China,  e Europa, principalmente em meio às tensões em torno da guerra entre Rússia e Ucrânia”, acrescenta.

O relatório da Oxfam destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) está sobrecarregado, com cerca de meio milhão de pessoas na fila para a realização de procedimentos eletivos, e alerta que o país precisa se preparar para novas demandas no futuro, como novos surtos de doenças infecciosas.

“A vacinação reduziu fortemente as infecções por covid-19, mas especialistas temem novos surtos e alertam para o perigo da redução na procura pelas doses de reforço. Ao mesmo tempo, há a necessidade de preparar o sistema de saúde para eventos futuros que possam pressionar a demanda por cuidado, tal como o envelhecimento da população previsto para as próximas décadas e as mudanças climáticas”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 575250
Usuários Online: 393
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br