WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Por meio do programa Cidade Empreendedora em Nova Andradina, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, foi realizada uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar os servidores municipais na melhoria da atuação enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município. O treinamento começou em outubro e foi finalizado nessa quarta-feira (29), contemplando 17 participantes que atuam em diferentes pastas do Executivo Municipal.
A metodologia “Leme da Liderança Cívica” é aplicada em quatro etapas formativas em que os participantes aprendem sobre os processos de liderança e como eles impactam nos resultados alcançados. São apresentadas estratégias para fortalecer a gestão participativa, posicionando o líder como um agente catalisador de mudanças na comunidade local. Esse treinamento para gerar alto impacto também abordou temas como administração de conflitos e forneceu ferramentas capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias.
O gestor do Polo de Liderança do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, pontuou que o curso procura formar líderes engajados na melhoria do serviço público e comprometidos para promover mudanças que fomentem o desenvolvimento local. “Para que tenhamos cidades desenvolvidas, precisamos de empreendedores visionários e líderes cívicos. Neste conceito se incluem os prefeitos, gestores públicos e lideranças locais, que trabalhem juntos em prol do benefício de todos”, explica.
A secretária de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina, Delma Prado Cavalcante, destacou a importância do aprimoramento trabalhado para lidar com os conflitos do dia a dia. “O curso de liderança foi um sucesso. Aprender a reconhecer cada líder, reconhecer que jamais devemos fugir da missão que nos foi dada. Aceitar que às vezes folhas vão cair no nosso caminho e que vai ser necessário mudar o caminho e aceitar as opiniões que estão à nossa volta. Foi uma contribuição para termos a visão real do papel de um líder e como realizar negociações colocando-se no lugar do outro. Uma reflexão muito importante”, analisou Delma.
O gestor de serviços organizacionais que atua na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado da Prefeitura de Nova Andradina, André Vicente Delgado, enfatizou que a capacitação indicou pontos necessários para serem trabalhados em busca de uma melhor eficiência. “O curso teve um impacto positivo e significativo no serviço público municipal de Nova Andradina. Ele serviu para fortalecer as habilidades de liderança dos participantes e potencialmente melhorar a eficiência no trabalho prestado, na comunicação e na colaboração dentro da equipe. Saímos com o desafio de aplicar os conhecimentos adquiridos no contexto específico da administração pública local. Eu até destaco temas importantes que foram abordados, como o autoconhecimento e a percepção do outro e o processo de mudança”, indicou André.
Desenvolvimento local
As medidas para aprimorar o serviço público municipal em Nova Andradina envolvem outras frentes também. Em 22 de novembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, servidores participaram do Seminário de Compras Públicas, realizado pelo Sebrae/MS. O evento foi voltado para procuradores gerais e responsáveis pelo processo de aquisição de produtos e contratação de serviços da prefeitura. Outros governos municipais também engajaram-se nesse seminário. Houve também direcionamento para incentivar a inovação na educação do município e a participação de professores no evento Professor Transformador, realizado no dia 14 de setembro.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.
A atuação também se estende ao fortalecimento das entidades de classe, como sindicatos rurais e associações comerciais, com a proposta de fomentar ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a Liderança é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem, atuando para mobilizar pessoas e despertar o potencial delas para atuação em conjunta em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.
O programa Cidade Empreendedora está em 36 cidades de Mato Grosso do Sul. Os municípios participantes fazem parte de diferentes ciclos de ações, são eles: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Terenos, Maracaju, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.