Com a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil - a JN.1 e a JN.3, o Ministério da Saúde recomenda nova dose de reforço da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade.
A orientação é que essas pessoas tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses, segundo informações do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).
Em Dourados, todas as UBS Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também a Sala de Vacinação do PAM já estão abastecidas para atender esse público. “Já fizemos essa logística para facilitar o acesso da vacina ao público alvo”, explica o coordenador do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Edvan Marcelo marques.
Ainda segundo informações do Núcleo de Imunização, é preciso ressaltar a importância de se observar a data de quando foi feita a primeira dose da vacina bivalente para respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as aplicações.