Prefeitura Municipal divulga canal direto entre munícipe e ouvidoria
A Prefeitura Municipal de Ivinhema divulgou o canal direto de acesso para os munícipes.
O que é a Ouvidoria Municipal?
A Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal.
Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.
A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública municipal, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas.
Depois de a mensagem ser examinada, o ouvidor responsável pelo atendimento tem 15 dias podendo ser prorrogado por igual período para comunicar o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.
Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público“, apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.
Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?
DENÚNCIAS:
Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
SOLICITAÇÕES:
Pedidos de serviços e de atendimentos;
SUGESTÕES:
Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura;
RECLAMAÇÕES:
O Atendimento também pode ser feito:
Pessoalmente, indo até a ouvidoria.
Por e-mail, telefone e whatsapp, desde que o munícipe informe seu nome completo, telefone e endereço residencial.
Em todos os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo.