WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
A chegada da chuva amenizou os focos de incêndio na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, cidade a 417 quilômetros de Campo Grande. O combate prossegue nesta quarta-feira (31), pelo quinto dia consecutivo, com reforço no efetivo de homens.
Ao todo, a equipe conta com 14 homens, com soma de quatro militares do Corpo de Bombeiros e quatro brigadistas voluntários do instituto S.O.S Pantanal, além da Brigada Alto Pantanal.
Segundo o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), coronel Ângelo Rabelo, o fogo devastou 1,4 mil hectares na região, que é de difícil acesso.
“Ainda temos foco de fogo e, nesse momento, há expectativa de intervenção em pedir o apoio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Ambientais), no sentido da possibilidade de um helicóptero, porque isso seria determinante para a gente conseguir esse apoio. Foi pedido, inclusive, pela Senadora Teresa Cristina ao presidente do Ibama. A expectativa hoje de ter alguma notícia positiva, porque o apoio aéreo lá é fundamental para esse combate”, explica.
De acordo com o instituto, o incêndio pode ter iniciado após um pequeno produtor rural da região ter começado o fogo na tentativa de limpar um baceiro, um tipo de lagoa com plantas aquáticas, que estava no acesso para a propriedade.
Foto: Monitoramento/IHP