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PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE NOVA ANDRADINA PASSAM POR CAPACITAÇÃO Iniciativa do Núcleo Municipal de Educação Especial visa reforçar o compromisso com a educação inclusiva

Publicada em 23/02/24 às 15:37h - 13 visualizações

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 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)

Adquirir novos conhecimentos e trocar experiências é essencial para garantir o melhor ensino aos educandos, especialmente no início do ano letivo. Em Nova Andradina, os profissionais da Rede Municipal de Ensino estão sempre em busca de aprimoramento. Buscando reforçar o compromisso com a educação inclusiva, o Núcleo Municipal de Educação Especial (NUMESPI) promoveu nesta semana uma capacitação para os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Durante o encontro, foram abordados diversos temas, desde a forma de atendimento até questões legais relacionadas ao público-alvo. A fonoaudióloga e coordenadora do NUMESPI, Carla Fernanda Sampaio, iniciou o evento com uma importante explanação sobre Deficiência Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação e Autismo.

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Na sequência, a tradutora e intérprete de Libras, Suzana Blasque, abordou os temas “L1 e L2 para surdos” e “Tecnologias assistivas e recursos acessíveis”, ressaltando sua importância na inclusão educacional. Outro ponto discutido foi o papel crucial do professor do AEE dentro da escola e junto às famílias dos alunos inclusos no ensino regular e atendidos por esses profissionais, conduzido por Maria Solange.

Para encerrar, a professora especialista Solange Natal trabalhou com os participantes o tema “Formação do leitor”, destacando a relevância da leitura para alunos com deficiência, uma vez que mesmo que alguns não adquiram a habilidade de leitura e letramento, é fundamental que o mesmo seja conduzido ao mundo das letras e do conhecimento.

Segundo Carla Sampaio, coordenadora do NUMESPI, a semana de capacitação foi extremamente produtiva, proporcionando uma valiosa troca de ideias e experiências entre os participantes.

“Ao longo do ano letivo, o NUMESPI continuará promovendo atividades como essa, visando orientar ações para atender os alunos com deficiência matriculados no ensino regular, reforçando o compromisso com a educação inclusiva”, afirmou Carla.

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