WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), cumpre agenda nesta terça-feira (19) na fronteira com o Paraguai, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Os ministros de Lula visitam o Projeto da Rota Bioceânica. A apresentação, que aconteceria em novembro de 2023, precisou ser adiado após convocação dos ministros para evento federal do presidente.
Nas mesma ocasião, será realizada supervisão das obras da Ponte Bioceânica, que interligará porto Murtinho ao município paraguaio de Carmello Peralta. O primeiro evento será realizado no Cine Teatro Ney Machado Mesquita. Já a visita às obras será realizada na BR-267, lado brasileiro da ponte.
Riedel também cumpre agenda pública de trabalho no país vizinho, junto com Santiago Peña, presidente do Paraguai no Palácio de Ios López.
Divulgado no Diário Oficial da União do dia 16 de novembro do ano passado, o resultado da licitação para implantação de acesso à ponte da Rota Bioceânica, na região de Porto Murtinho. A empresa receberá R$ 472 milhões pelo serviço.
De acordo com o aviso de homologação e adjudicação, a licitante vencedora é a Construtora Caiapó Ltda (CNPJ 00.237.518/0001-43). O valor total da licitação é de R$ 472.410.911,22.
O objeto da contratação é a elaboração de projetos de engenharia, bem como a execução das obras de implantação e pavimentação de acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-267, contorno rodoviário de Porto Murtinho. Também fica a empresa responsável pela construção do Centro Aduaneiro de Controle de Fronteira.
A Rota Bioceânica encurtará a distância para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. Também integrará a América do Sul e transformará Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.
Mato Grosso do Sul é o coração da rota, que vai seguir pela cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.