WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
O Centro de Convenções Silvio de Sousa foi transformado em um ambiente sensorialmente estimulante para as crianças autistas, com o Espaço Sensorial e Interativo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), por meio da Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac), o ambiente proporciona caminhos com diferentes texturas, como areia, pedra, grama e tecidos, permitindo que as crianças explorem sensações táteis diversas.
A iniciativa visa chamar a atenção para a importância da inclusão e do acolhimento das crianças autistas na comunidade, bem como proporcionar experiências sensoriais enriquecedoras para os pequenos.
A abertura do espaço ocorreu nesta terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em um ato que contou com a presença da secretária da Semec, Giuliana Masculi, representando o prefeito Gilberto Garcia, além das vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Marcia Lobo, diretora presidente da Funac, Ana Lucia Vasconcellos, e secretários municipais Delma Prado (Cidadania e Assistência Social), Júlio César Castro Marques (Infraestrutura) e Hernandes Ortiz (Saúde).
Ao discursar, Giuliana Masculi ressaltou a relevância da iniciativa e o compromisso da administração municipal em promover a inclusão. Além disso, enfatizou a necessidade de envolvimento das famílias e da contratação de profissionais capacitados para garantir o suporte necessário às crianças autistas.
A iniciativa é parte de uma campanha de conscientização sobre o autismo, promovida por diversos grupos e instituições do município, incluindo pais de autistas, profissionais da saúde e da educação, além da Câmara Municipal e da UFMS.
O Espaço Sensorial e Interativo, que conta também com materiais pedagógicos do Núcleo Municipal de Educação Especial (Numesp), ficará aberto para visitação até o dia 12 de abril, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Além disso, estão programadas uma série de atividades e eventos relacionados à conscientização sobre o autismo, envolvendo diversos setores da comunidade local, incluindo seminário, rodas de conversa, caminhada, entre outros.