WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Para incentivar a produção de energia limpa e sustentável, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) e Energisa lançaram nesta terça-feira (30) a 1ª Flor Solar do MS, uma escultura de 5 metros de altura que incorpora pétalas equipadas com painéis solares, capazes de acompanhar os diferentes ângulos de incidência solar ao longo do dia e que possui funcionalidade para quem estiver no parque.
A iniciativa é um marco dentro da AGEMS, que através da atual diretoria, procura inovar e realizar melhorias em diversos segmentos, como na educação, turismo e no desenvolvimento sustentável de todo o Mato Grosso do Sul.
“O nosso objetivo é revolucionar um dos pontos turísticos mais visitados de Campo Grande. Nós, como gestores de órgãos públicos e privados, vemos a importância de se pensar em um Mato Grosso do Sul sustentável para construir um Estado de referência para a nação e para o mundo', afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
A Diretora de Inovação e Relação Institucionais da AGEMS, Rejane Monteiro, afirma que “inaugurar a Flor Solar em MS demonstra que a regulação é muito mais ampla, abrangendo também conceitos de práticas sustentáveis'. Rejane conta que o projeto foi pensado desde janeiro de 2023 e passou por várias mãos. A Flor Solar une turismo com sustentabilidade e consciência ambiental para as pessoas sobre o uso da energia limpa.
O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, ressalta a contribuição da concessionária ao abraçar o projeto da AGEMS. A nova escultura gera até 400 kw/h, sendo responsável pela energia ao seu redor, que conta com quatro quiosques a céu aberto com bancos, tomadas e espaço para carregar aparelhos eletrônicos.
“Este ano comemoramos 10 anos de Energisa em MS e a ideia de instalarmos a Flor Solar no Parque das Nações Indígenas foi justamente pensada para ser um grande presente para a população. Preparamos uma infraestrutura em volta para que a população possa aproveitar melhor, seja curtindo a família, os amigos, tirando fotos ou tomando aquele tereré', comenta Vinhaes.
O projeto é assinado pela arquiteta Vivian Breier, que teve como foco a utilização de materiais sustentáveis e um paisagismo que levou em consideração a fauna do Parque das Nações.
O lançamento contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Riedel, do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, além dos deputados federais Beto Pereira, Geraldo Resende e Vander Loubet.
A AGEMS está localizada na Av. Afonso Pena, 3026 - Centro. Para mais informações acesse as redes sociais ou entre em contato pelo telefone (67) 3025-9505.