A partir das 10 horas desta quarta-feira (24), o terceiro lote de restituição do IRPF 2024 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos começam a ser realizados no dia 31 de julho.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, diretamente ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Cronograma de pagamento em 2024

Lote Data Selic Prioridade*
31/05/2024 0,00% Lei nº 9.250/95
28/06/2024 1,00% Lei nº 9.250/95
31/07/2024  
30/08/2024  
30/09/2024  
1º Lote Residual 31/10/2024  
2º Lote Residual 29/11/2024  
3º Lote Residual 31/12/2024  
4º Lote Residual 31/01/2025  
5º Lote Residual 28/02/2025
Reprodução: Governo Federal

Como consultar a restituição

Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (neste link) e clicar em “Iniciar”. Será necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Vale lembrar que o pagamento do valor é feito na conta bancária informada na declaração. Caso o pagamento não seja creditado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Além disso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.