WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias237 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

MidiaMAIS #TBT: Campo Grande ganha Morenão, é elevada a comarca e ganha primeira sede da prefeitura Informações constam no livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz Graziela Rezende – 08/09/2024

Publicada em 08/09/24 às 07:20h - 13 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia MidiaMAIS #TBT: Campo Grande ganha Morenão, é elevada a comarca e ganha primeira sede da prefeitura Informações constam no livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz  Graziela Rezende – 08/09/2024  Compartilhar a noticia MidiaMAIS #TBT: Campo Grande ganha Morenão, é elevada a comarca e ganha primeira sede da prefeitura Informações constam no livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz  Graziela Rezende – 08/09/2024  Compartilhar a noticia MidiaMAIS #TBT: Campo Grande ganha Morenão, é elevada a comarca e ganha primeira sede da prefeitura Informações constam no livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz  Graziela Rezende – 08/09/2024

Link da Notícia:

MidiaMAIS #TBT: Campo Grande ganha Morenão, é elevada a comarca e ganha primeira sede da prefeitura Informações constam no livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz  Graziela Rezende – 08/09/2024
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
Estádio Morenão (Divulgação, Governo de MS)

Entre as obras que tornam Campo Grande a cidade significativa que é hoje está o Morenão: local de partidas de futebol, de emoções, de shows e outros eventos culturais. Quem atuou na engenharia da obra é Euclides de Oliveira, nascido em três de dezembro de 1909. Segundo o livro Campo Grande 150 anos de história, de Sérgio Cruz, um ano depois aqui foi elevado a comarca e, no seguinte, houve a criação da primeira sede da prefeitura.

Euclides nasceu no dia 3 de novembro de 1909, na fazenda Bandeira. Aos 10 anos, perdeu o pai assassinado e, em 1915, iniciou os estudos na escola pública 26 de Agosto. Em 1918, foi matriculado no Instituto Pestalozzi – atual Dom Bosco, onde estudou até 1924. Em 1929 foi aprovado para a Escola Militar, no Rio de Janeiro, escolhendo a de Engenharia. Em 1930, quando estourou a Revolução de Vargas, fez parte das tropas enviadas pela Escola Militar à Central do Brasil.

Em 1932 Euclides passou a aspirante do Exército e matriculou-se na Escola de Engenharia. Em 1934 é promovido a capitão. Filiado ao PCB é preso em São Paulo quando, do Rio dirigia-se a Campo Grande, em 1935, durante a chamada intentona comunista. Expulso do Exército, na Casa de Detenção Frei Caneca no Rio de Janeiro, teve a companhia de outros militares comunistas e de presos famosos, entre eles Graciliano Ramos, sendo um dos protagonistas de seu livro “Memórias do Cárcere”.

Em 1937, ainda encarcerado, casou-se por procuração, com Nair Velasco, de Campo Grande. No mesmo ano é libertado e, com a instauração da ditadura do Estado Novo em novembro desse ano, cai na clandestinidade. Em 1948 volta ao Rio, matricula-se na Escola Nacional de Engenharia, formando-se em 1951. Até 1963, quando decide voltar definitivamente para Campo Grande, Euclides estagiou com o engenheiro Antonio Alves de Noronha, tendo participado dos cálculos do estádio do Maracanã, trabalhou na Base Naval de Aratu na Bahia, na Companhia Nacional de Álcalis em Cabo Frio e administrou a construção de várias pontes em Mi-
nas Gerais.

Em 1964 voltou a ser preso pelo golpe militar. Três anos depois, foi convidado por Levy Dias, da Codemat,
Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso para a área de cálculo e responsável técnico do estádio Morenão, obra inaugurada em março de 1971. Faleceu em 10 de junho de 1998.

Criada a comarca de Campo Grande

Já no dia 20 de julho de 1910 é criada a comarca de Campo Grande, por força de lei n° 549, sancionada pelo presidente Pedro Celestino Correa da Costa, o município de Campo Grande é elevado à categoria de comarca especial.

O artigo 2° da lei dispunha: “Formarão a Comarca de Campo Grande o município deste nome e o distrito de Vacaria, para esse fim desanexado da Comarca de Nioaque, conservando um e outro atuais”. O primeiro juiz, Arlindo de Andrade Gomes, foi nomeado em 16 de março de 1911 e a instalação oficial da nova comarca ocorreu em 12 de maio seguinte.

No dia 23 de fevereiro de 1911, ganhamos a primeira sede própria da prefeitura, com os construtores Amando de Oliveira e Antônio Gonçalves Fagundes firmam contrato com a Intendência Municipal para construção do edifício da Intendência, da Câmara Municipal e da cadeia pública.

E quem quiser adquirir o livro, acesso o link: https://loja.uiclap.com/titulo/ua24538/

Leia também:

Personalidades, impostos, estrada de ferro e arruamento: Campo Grande ‘fervia’ em 1900

Na área da educação, Múcio Teixeira Jr. fez história e lutou contra o descaso à memória de MS

Rei do gado da ‘vida real’, Laucídio Coelho foi empresário moderno e deixou legado em Campo Grande

Viúva, D. Neta escolheu Campo Grande para criar 8 filhos e aqui deixou casarão na Afonso Pena

Após temporada com o ‘velho Motta’, José Antônio Pereira e pequena caravana chegam a Campo Grande

Feriado é bom, mas você sabia que Campo Grande não ‘nasceu’ no dia 26 de agosto?




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 575085
Usuários Online: 227
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br