WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
O Tribunal do Júri desclassificou o crime de tentativa de homicídio nesta terça-feira (8) e condenou Gabriel Zampiere de Mattos Bezerra no regime semiaberto por perseguir e tentar matar o motorista de um caminhão e a esposa dele na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. As vítimas foram alvo de 11 disparos de arma de fogo em fevereiro de 2022 após os autores acreditarem que o casal atingiu o carro deles em uma conversão.
Gabriel faltou ao julgamento, mas a sessão ocorreu normalmente e, inclusive, o caminhoneiro e a esposa se emocionaram durante o depoimento ao relembrar a perseguição e os disparos.
O réu respondia por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Porém, a defesa pediu pela desclassificação do crime, absolvição genérica e afastamento da qualificadora.
Ao fim do júri popular na manhã desta terça (8), o Conselho de Sentença acolheu a tese da desclassificação e condenou Gabriel por disparo de arma de fogo em local habitado, porte ilegal de arma de fogo e dano qualificado.
que ele havia estragado o veículo deles. O motorista ficou sob a mira da arma de Elias e a esposa dele, de Gabriel.
A mulher também foi ouvida e contou que foi ameaçada de morte por Gabriel. “Elias pegou meu esposo e falou ‘vem aqui que eu vou te mostrar o que você fez no meu carro’. Eu tentei ir atrás, mas o Gabriel não deixou. Ele falou ‘fica quieta sua vagabunda, senão eu vou te matar’”, disse aos prantos.
O veículo não estava danificado. Mesmo assim, Elias colocou o motorista ajoelhado novamente e fez mais um disparo próximo a ele. Depois, fugiram do local.
Executado com tiros na cabeça
Elias tinha diversas passagens na Polícia, como essa tentativa de homicídio, além de roubo, ocorrido em agosto de 2014, no Recanto dos Rouxinóis. Elias e outros dois colegas, além de um adolescente, roubaram R$ 9 mil em dinheiro, além de joias e semijoias avaliadas R$ 180 mil, mediante grave ameaça e violência.
Em julho de 2022, no Recanto dos Rouxinóis, Elias foi flagrado transportando uma arma de fogo com 7 munições. O flagrante aconteceu depois que a polícia foi acionada através de denúncia de disparos de arma de fogo e policiais avistaram o carro Evoque fazendo manobra brusca para tentar fugir. Em novembro de 2022, na Avenida Gunter Hans, no bairro Aero Rancho, ele foi novamente flagrado com arma de fogo.