WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
Aderso Pereira Rodrigues Júnior, conhecido como ‘Dalsin do PCC’ ou ‘Pietro’, morto em confronto com policiais do Batalhão de Choque, nesta segunda-feira (25), em Campo Grande, foi alvo de uma operação do Gaeco, em 2019, contra a organização criminosa. Aderso rinha 18 passagens pela polícia.
‘Dalsin do PCC’ estava preso na PED (Penitenciária Estadual de Dourado) e dentro do presídio controlava as atividades da facção criminosa. Foram 49 membros identificados e denunciados. Seis denúncias foram apresentadas pelo Gaeco.
“A cúpula do PCC no Estado de Mato Grosso do Sul é formada pelo núcleo denominado RESUMO, composto por integrantes do alto escalão da facção, que têm como função supervisionar e definir os rumos da atuação da organização criminosa neste Estado, adequando-a aos interesses e determinações da Sintonia Geral Final, ou seja, da liderança nacional.Com vistas a dividir responsabilidades, o RESUMOramifica-se em RESUMO DISCIPLINAR (controle da disciplina).”, dizia parte da denúncia.
A denúncia ainda trazia que Aderso havia atuado em dois núcleos de liderança da facção. “Mais, infere-se que, enquanto integrante do Primeiro Comando da Capital, ADERSO PEREIRA RODRIGUES JÚNIOR atuou nos núcleos “GERAL DO SISTEMA” e “GERAL DO ESTADO”, ocupando,portanto, papel de liderança sobre os faccionados que estavam presos e controlando as atividades da organização no âmbito estadual.”, diz.
verbalização para a abordagem, quando ele abaixou rapidamente o portão de elevação e correu para o interior do local.
Os policiais desembarcaram, levantaram o portão e viram Dalsin correndo para dentro da casa e gritando: “não entra não, se não vai levar!!!”, ” vou furar vocês na bala”.
Os policiais militares então foram até a entrada da residência, fizeram o rompimento da porta, que, quando abriu, houve um disparo de dentro da residência em direção à guarnição. Quando os policiais entraram, segundo a PM, ocorreu outro disparo feito por ‘Dalsin do PCC’.
Foram então efetuados dois disparos contra o autor que chegou a ser socorrido e veio a óbito. Com ele foi apreendida uma pistola Canik, 9mm, numeração raspada, municiada com 16 munições.