WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias690 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

Política Justiça Eleitoral apura fraude em cota de gênero nas eleições em Rio Verde Candidatas do Republicanos tiveram 2 e 9 votos respectivamente Mariane Chianezi – Publicado em 08/12/2024 –Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso

Publicada em 08/12/24 às 12:47h - 6 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Política Justiça Eleitoral apura fraude em cota de gênero nas eleições em Rio Verde Candidatas do Republicanos tiveram 2 e 9 votos respectivamente  Mariane Chianezi – Publicado em 08/12/2024 –Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso  Compartilhar a noticia Política Justiça Eleitoral apura fraude em cota de gênero nas eleições em Rio Verde Candidatas do Republicanos tiveram 2 e 9 votos respectivamente  Mariane Chianezi – Publicado em 08/12/2024 –Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso  Compartilhar a noticia Política Justiça Eleitoral apura fraude em cota de gênero nas eleições em Rio Verde Candidatas do Republicanos tiveram 2 e 9 votos respectivamente  Mariane Chianezi – Publicado em 08/12/2024 –Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso

Link da Notícia:

Política Justiça Eleitoral apura fraude em cota de gênero nas eleições em Rio Verde Candidatas do Republicanos tiveram 2 e 9 votos respectivamente  Mariane Chianezi – Publicado em 08/12/2024 –Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
(Divulgação)

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul apura possíveis candidaturas fictícias nas eleições municipais de Rio Verde de Mato Grosso. Dois candidatos do partido Republicanos são alvo da investigação sobre fraude em cota de gênero.

Conforme os autos, as candidatas Daniela Rodrigues e Nadir Fátima, tiveram 2 e 9 votos respectivamente e são suspeitas de integrarem chapa sendo candidatas fictícias, ou seja, apenas para cumprir a cota. Em Porto Murtinho, uma candidata também do Republicanos é investigada.

Ainda conforme o investigado, as candidatas a vereadora na cidade ao menos realizaram campanha efetiva nas eleições. Em um dos casos, foi verificado que a candidata não distribuiu material de campanha, e seu próprio pai foi contratado como cabo eleitoral. No entanto, o pagamento de R$ 500 feito ao genitor corresponde exatamente ao saldo da cota FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), levantando suspeitas de que o valor foi destinado unicamente para “zerar a conta” e evitar a devolução do saldo ao Tesouro Nacional.

Além disso, foi constatado que o pai da candidata é eleitor na cidade de Campo Grande, o que levanta a dúvida sobre sua efetiva atuação na campanha da filha. A contratação de pessoas para a campanha, que não se dedicaram de fato à disputa eleitoral, é outro indício de fraude. Foi identificado também que outra moradora de Campo Grande, foi contratada por R$ 2 mil o que reforça a suspeita de irregularidades na movimentação de recursos da campanha.

Caso a fraude seja comprovada, três candidatos eleitos pelo partido Republicanos em Rio Verde não assumiriam os mandatos. Isso exigiria uma recontagem de votos para determinar quem seriam os próximos eleitos. A situação está gerando grande repercussão no município, e as autoridades eleitorais seguem apurando os fatos com rigor.

O Juiz Eleitoral da cidade, Rafael Gustavo Mateucci Cássia, intimou ambas as candidatas a comparecerem para prestar depoimentos. Além disso, deu prazo de cinco dias para que os representados da chapa do partido se manifestem.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 579906
Usuários Online: 4592
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br