WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR
No sábado (18), o primeiro-ministro de Israel ameaçou não cumprir o acordo caso o Hamas não divulgasse o nome das três reféns. Os nomes anunciados foram: Romi Gonen (24), Emily Damari (28) e Doron Steinbrecher (31).
As três integram um grupo de 33 reféns a serem libertos pelo grupo terrorista nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares da Faixa de Gaza. Conforme anunciado, esta primeira fase durará seis meses e prevê a cessação das hostilidades e a libertação de reféns de ambos os lados.
O acordo é resultado de mais de seis meses de negociações intermediadas por Estados Unidos, Catar e Egito. Ao longo da semana, 5 mulheres israelenses devem ser entregues em troca da entrega de até 250 palestinos. Além disso, moradores do norte de Gaza poderão voltar a seus locais de origem, desde que não estejam portando armas.
Também será permitido o aumento da entrada de ajuda humanitária em Gaza. A travessia de Rafah, entre Egito e Gaza, voltará gradualmente a operar. No decorrer das semanas, outras 2 etapas devem ocorrer. A última incluirá negociações sobre a reconstrução de Gaza e a devolução de todos os corpos de reféns.