WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias9 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

Política Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais Thalya Godoy - 19/04/2025

Publicada em 19/04/25 às 08:16h - 1 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Política Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais Thalya Godoy - 19/04/2025  Compartilhar a noticia Política Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais Thalya Godoy - 19/04/2025  Compartilhar a noticia Política Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais Thalya Godoy - 19/04/2025

Link da Notícia:

Política Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais Thalya Godoy - 19/04/2025
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)
Prioridade será para tutores de baixa renda. (Agência Brasil)

Vacinas para cães, gatos e equinos podem se tornar gratuitas em . É o que propõe o Projeto de Lei 90/2025 apresentado na  (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que inclui, inicialmente, 15 imunizantes considerados como essenciais para os bichos. 

Caso seja aprovado, o poder público ficará autorizado a fornecer vacinas consideradas essenciais a animais domésticos. O objetivo com a medida é prevenir doenças e promover a saúde e o bem-estar dos bichos. 

Algumas vacinas para animais já são aplicadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como a antirrábica, que previne contra a raiva.

O texto prevê a possibilidade de ampliação ou exclusão de imunizantes considerados essenciais pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) ou outro órgão competente. Caberá ao regulamento do Poder Executivo, com base em critérios técnicos, epidemiológicos e orçamentários, definir a relação das vacinas consideradas essenciais, observadas as diretrizes das autoridades sanitárias competentes.

O Estado também poderá criar campanhas educativas com a parceria de outras entidades públicas ou privadas para a conscientização sobre a importância da vacinação dos animais domésticos. 

Na justificativa do projeto, o deputado Marcio Fernandes (MDB) alega que a imunização é uma das formas mais eficazes para prevenir doenças e reduzir gastos com tratamentos. “Para famílias de baixa renda, esses custos podem ser inatingíveis, o que torna o acesso gratuito às vacinas uma medida de inclusão social e redução das desigualdades”, aponta. 

Quais vacinas serão contempladas? 

gatos
PL sobre imunizantes gratuitos para animais tramita na Alems (Arquivo pessoal)

O texto prevê, inicialmente, 15 tipos de imunizantes considerados como essenciais e que podem ser contemplados com a gratuidade. O benefício será concedido, prioritariamente, a tutores de baixa renda definidos conforme critérios estabelecidos em regulamento do Poder Executivo. 

O projeto foi apresentado em 11 de abril, mas, na última terça-feira (15), recebeu uma emenda substitutiva integral do autor da proposta, que mudou alguns detalhes do Projeto de Lei. Uma das alterações é que a definição de animais domésticos inclui, mas não se limita, a cães, gatos e equinos.

Outro ponto é que a vacinação poderá ser estendida a tutores não prioritários, caso haja doses e estrutura disponíveis.

Confira a lista de vacinas para animais domésticos que podem se tornar gratuitas:

Para cães

  • vacina contra cinomose;
  • vacina contra parvovirose;
  • vacina contra adenovirose;
  • vacina contra leptospirose;
  • vacina contra raiva;
  • vacina polivalente V8 ou V10.

Para gatos 

  • vacina contra parvovírus felino;
  • vacina contra calicivírus felino;
  • vacina contra herpesvírus felino;
  • vacina contra raiva;
  • vacina tríplice felina ou quádrupla felina.

Para equinos 

  • vacina contra raiva;
  • vacina contra adenite equina (garrotilho);
  • vacina contra leptospirose;
  • vacina triviral equina.

A regulamentação da Lei deverá ser feita em até 90 dias após a publicação, caso antes o projeto seja aprovado na Alems e sancionado pelo governador. Já a implementação do projeto poderá ocorrer a partir de 2026, após a inclusão desta despesa na previsão orçamentária específica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 618507
Usuários Online: 28
Copyright (c) 2025 - RadiowebIvinhema.com.br