Em 24 horas Campo Grande registrou 241 milímetros de chuva. O volume de água intenso fez com que ruas e residências fossem inundadas na madrugada deste sábado (19). A situação foi registrada em diferentes bairros da Capital.
Na Avenida Cafezais, o volume de água foi intenso e chegou a atingir 20 centímetros dentro das residências. “Os moradores estão pedindo socorro. Toda vez que chove as casas são inundadas 20 cm de enxurrada e barro. Desde das 3h40 estamos acordados, tentando socorrer uns aos outros”, afirma uma moradora da região.
No Jardim Los Angeles, onde alagamentos são constantes, o volume de chuvas também foi grande. A água transbordou e inundou residências da região.
Alagamentos e inundações também foram registrados no Bairro Nova Popular, na região oeste da cidade. “O bairro amanheceu inundado”, disse um morador à reportagem.
Alerta de tempestade
O volume de água registrado em Campo Grande já superou o dobro do esperado para mês. A previsão era de 81 milímetros e em apenas 24 horas a Capital computou 241 milímetros de chuva e o alerta de chuvas intensas permanece neste sábado.
O aviso laranja indica que há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou até 100 mm/dia. Ainda segundo o alerta, os ventos podem ser intensos, entre 60 e 100 km/h (quilômetros por hora) e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Atenção
Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.
Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrico deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.
Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199, ou para equipe do Corpo de Bombeiros no 193.