O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), visita o Pantanal em Corumbá nesta quarta-feira (31) onde deverá sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo ao lado de ministros e do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Assim, o presidente da República fará sobrevoo em áreas do Pantanal devastadas por incêndios florestais dos últimos meses. Mais de 607 mil hectares de bioma pantaneiro já foram consumidos pelo fogo neste ano. A comitiva presidencial não deve passar por Campo Grande.
Confira a programação prevista da agenda:
- 07h30 – Partida de Brasília
- 08h00 – Chegada em Corumbá/MS
- 08h30 – Sobrevoo sobre áreas de combate a incêndios (helicóptero FFAA)
- 09h00 – Deslocamento para a base do Ibama/Prevfogo
- 10h00 – Coletiva de imprensa
- Fala do Governador
- Fala dos Ministros
- Sanção da Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
- Fala do Presidente
- Perguntas da imprensa
- 11h00 – Deslocamento aéreo para aeroporto em Corumbá
- 11h30 – Apresentação das aeronaves de combate aos incêndios (Os Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira)
- 12h00 – Partida para Brasília
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a visita de Lula e do grupo de ministros faz parte da ‘Missão Incêndios no Pantanal’. Além dos ministros, devem participar os governadores de MS e MT, Eduardo Riedel (PSDB) e Mauro Mendes (União Brasil), respectivamente.
A sanção do Projeto de Lei nº 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, é prevista durante a agenda. Além disso, Lula e os ministros devem sobrevoar áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal.